Prefeitos de 18 municípios que compõem o Agreste Central de Sergipe se reuniram em Macambira para aprovar o ato de Consolidação do Consócio Público de Saneamento Básico. O Consócio objetiva a eliminação de lixeiras a céu aberto muito comum no Estado. Dos 21 municípios que compõem o território Agreste Central Sergipano, 18 deles disseram “sim” ao Projeto. A lista é composta pelas cidades de Areia Branca, Campo do Brito, Carira, Cumbe, Itabaiana, que será a sede administrativa, Macambira, Malhador, Nossa senhora Aparecida, Moita Bonita, Ribeirópolis, Santa Rosa de Lima, São Miguel do Aleixo, Siriri, São Domingos, Pedra Mole, Frei Paulo e por fim, Nossa Senhora das Dores. Serão construídos aterros sanitários nas Cidades de Itabaiana, este com maior porte, além de outros mais simplificados que serão compartilhados, atendendo inclusive ao nosso município.
quinta-feira, 16 de junho de 2011
segunda-feira, 13 de junho de 2011
AIDS 30 ANOS DE DESTRUIÇÃO
Se há uma coisa que não podemos negar é que a descoberta da AIDS mudou a cara do mundo. Há 30 anos, no dia 5 de junho de 1981, o Centro de Controle de Doenças de Atlanta, nos Estados Unidos, descobriu em cinco jovens homossexuais uma estranha pneumonia, que até então só afetava pessoas com o sistema imunológico muito debilitado.
Em 1983, uma equipe francesa isolou o vírus transmitido pelo sangue, secreções vaginais, leite materno ou sêmen, que ataca o sistema imunológico e expõe o paciente a "infecções oportunistas", como a tuberculose ou a pneumonia.
Nestes 30 anos de Aids e seus milhões de vítimas, também houveram grandes êxitos contra o vírus. Em 1996, com o desenvolvimento dos antirretrovirais, a doença mortal passou a ser uma enfermidade crônica.
O Fundo Mundial, criado em 2002, já distribuiu US$ 22 bilhões em subsídios e um "programa de urgência" foi organizado nos Estados Unidos. Aqui no Brasil esta doença já fez de vitima pessoas talentosas do meio musical, teatral dentre outras áreas.
Os dados do Boletim Epidemiológico Aids/DST 2008 mostram que, de 1980 a junho de 2008*, foram registrados 506.499 casos de aids no Brasil. Durante esses anos, 205.409 mortes ocorreram em decorrência doença. A epidemia no país é considerada estável. A média de casos anual entre 2000 e 2006 é de 35.384. Em relação ao HIV, a estimativa é de que existam 630 mil pessoas infectadas. Apesar de nos ter tirados grandes estrelas no passado hoje p nosso pais possui um dos melhores programas de distribuição de medicamentos e atenção aos portadores do vírus HIV e doentes de AIDS no mundo.
LEMBRE-SE NÃO SE PEGA AIDS
· Na piscina
· No ônibus
· No beijo social
· Em visitas aos hospitais
· Nos talheres
· No sanitário
· Na convivência social
· Na picada de inseto
· No assento
· Na escola
Por Ibernon Macena
Os dados desta matéria tem como referencia o ministério da saúde.
domingo, 12 de junho de 2011
Orion e Memórias promovendo cultura na noite dorense
Cultura em alta na noite deste sábado 11/06, na Câmara Municipal de Vereadores de Nossa Senhora das Dores. União de ideologias entre o Projeto Memórias e o Clube de Astronomia Dorense – ORION. Foram comemorados os 152 anos de Emancipação Política do Município.
O evento foi iniciado com a apresentação do grupo musical Ediberto Andrade e, logo após, aconteceu o lançamento do cordel Fogo do Cajueiro, do Artista Plástico e Escritor / Poeta Manoel Moura.
O ORION realizou uma explanação sobre o eclipse lunar que ocorrerá na próxima quarta-feira dia 15/06 ao entardecer. Explicou também a diferença entre o eclipse lunar e o solar.
A comemoração não acabou por aí, houve a exibição do filme Nordeste Sangrento, do diretor Wilson Silva. Esse filme foi gravado na cidade de Maruim e no povoado Cajueiro (povoado do município de N. Sra. das Dores) no ano de 1963. E, para finalizar, o Projeto Memórias e a Mandacaru Filmes mostram sua produção em parceria: exibiram o trailer do filme O FOGO DO CAJUEIRO (mesmo nome do cordel). Esse filme estreará em 2012 e promete revelar muitos talentos.
Você contra mais informações sobre o Projeto Memórias e o Club Orion nos respectivos blogs:
Fotos: João Paulo
segunda-feira, 6 de junho de 2011
Dia do Meio Ambiente
Dia mundial do meio ambiente é comemorado no dia 05 de junho, mas percebemos que a cada ano essa data ganha mais força e popularidade e sabemos que as nossas pequenas atitudes racionais ou não estão alterando o comportamento do planeta, e consequentemente estamos sentido na pele os efeitos crônicos de nossa ganância capitalista, portanto esse fato traz à tona a necessidade em pensar de forma sustentável para que haja vida e conforto para as futuras gerações em nossa “Gaia”.
Não adianta falar em meio ambiente, sem falarmos em nosso fluido universal, a água. É a partir dela que há vida na Terra, e nós, brasileiros podemos nos orgulhar por sermos abençoados, pois somos detentores da maior reserva de água doce do planeta, porém, sua distribuição é heterogenia em relação a sua necessidade per capita, portanto sua maior concentração está na região norte e é lá que está a menor distribuição demográfica.
Mesmo com toda essa riqueza mineral, ainda somos em sua maioria, ignorantes quanto ao seu uso, pois a utilizamos de forma incorreta e demasiadamente. Há quem diga que se houver uma 3º guerra mundial, será uma guerra por água, e o nosso Brasil com certeza será um alvo na ponta dos canhões dos países que se dizem desenvolvidos em economia e subdesenvolvidos em educação ambiental.
Por fim, essa data traz em suas costas duas palavras que está fazendo e fará um mundo totalmente sustentável que são a conscientização e a preservação, estas vêm como um objetivo universal e permanente, ou seja, elas devem ser praticadas sempre e por todos.
sexta-feira, 3 de junho de 2011
PLANO DE CARREIRA JÁ
Na última quinta-feira 02/06/2011 os Servidores da administração do Estado se reuniram numa Assembléia em Aracaju. A categoria pede igualdade exigindo do Estado a implantação do Plano de Carreira. O Sintrase (Sindicato dos trabalhadores nos Serviços Públicos no Estado de Sergipe) está a frente dessa luta a mais de 22 anos. Além disso, os vigilantes denunciam que cumprem carga horária abusiva. Caso o Governo do Estado não se pronuncie e ambas as categorias entrem em acordo até quinta-feira dia 09, todos os Servidores entrarão em greve, aproveitando justamente o momento de greve dos professores, mostrando que numa escola todos os funcionários são educadores.
Assinar:
Postagens (Atom)