segunda-feira, 6 de junho de 2011

Dia do Meio Ambiente


Dia mundial do meio ambiente é comemorado no dia 05 de junho, mas percebemos que a cada ano essa data ganha mais força e popularidade e sabemos que as nossas pequenas atitudes racionais ou não estão alterando o comportamento do planeta, e consequentemente estamos sentido na pele os efeitos crônicos de nossa ganância capitalista, portanto esse fato traz à tona a necessidade em pensar de forma sustentável para que haja vida e conforto para as futuras gerações em nossa “Gaia”.
Não adianta falar em meio ambiente, sem falarmos em nosso fluido universal, a água. É a partir dela que há vida na Terra, e nós, brasileiros podemos nos orgulhar por sermos abençoados, pois somos detentores da maior reserva de água doce do planeta, porém, sua distribuição é heterogenia em relação a sua necessidade per capita, portanto sua maior concentração está na região norte e é lá que está a menor distribuição demográfica.
Mesmo com toda essa riqueza mineral, ainda somos em sua maioria, ignorantes quanto ao seu uso, pois a utilizamos de forma incorreta e demasiadamente. Há quem diga que se houver uma 3º guerra mundial, será uma guerra por água, e o nosso Brasil com certeza será um alvo na ponta dos canhões dos países que se dizem desenvolvidos em economia e subdesenvolvidos em educação ambiental.
Por fim, essa data traz em suas costas duas palavras que está fazendo e fará um mundo totalmente sustentável que são a conscientização e a preservação, estas vêm como um objetivo universal e permanente, ou seja, elas devem ser praticadas sempre e por todos.


Nenhum comentário: