segunda-feira, 13 de junho de 2011

AIDS 30 ANOS DE DESTRUIÇÃO

Se há uma coisa que não podemos negar é que a descoberta da AIDS mudou a cara do mundo. Há 30 anos, no dia 5 de junho de 1981, o Centro  de Controle de Doenças de Atlanta, nos Estados Unidos, descobriu em cinco jovens homossexuais uma estranha pneumonia, que até então só afetava pessoas com o sistema imunológico muito debilitado.
Em 1983, uma equipe francesa isolou o vírus transmitido pelo sangue, secreções vaginais, leite materno ou sêmen, que ataca o sistema imunológico e expõe o paciente a "infecções oportunistas", como a tuberculose ou a pneumonia.
Nestes 30 anos de Aids e seus milhões de vítimas, também houveram grandes êxitos contra o vírus. Em 1996, com o desenvolvimento dos antirretrovirais, a doença mortal passou a ser uma enfermidade crônica.
O Fundo Mundial, criado em 2002, já distribuiu US$ 22 bilhões em subsídios e um "programa de urgência" foi organizado nos Estados Unidos. Aqui no Brasil esta doença já fez de vitima pessoas talentosas do meio musical, teatral dentre outras áreas.
Os dados do Boletim Epidemiológico Aids/DST 2008 mostram que, de 1980 a junho de 2008*, foram registrados 506.499 casos de aids no Brasil. Durante esses anos, 205.409 mortes ocorreram em decorrência doença. A epidemia no país é considerada estável. A média de casos anual entre 2000 e 2006 é de 35.384. Em relação ao HIV, a estimativa é de que existam 630 mil pessoas infectadas. Apesar de nos ter tirados grandes estrelas no passado hoje p nosso pais possui um dos melhores programas de distribuição de medicamentos e atenção aos portadores do vírus HIV e doentes de AIDS no mundo.

LEMBRE-SE NÃO SE PEGA AIDS
·         Na piscina
·         No ônibus
·         No beijo social
·         Em visitas aos hospitais
·         Nos talheres
·         No sanitário
·         Na convivência social
·         Na picada de inseto
·         No assento
·         Na escola

Por Ibernon Macena
Os dados desta matéria tem como referencia o ministério da saúde.

Nenhum comentário: