terça-feira, 1 de novembro de 2011

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, DIA 31 DE OUTUBRO, DIA D



Drummond: o Poeta                      do sentimento do mundo


De um Pedregulho-MG (Itabira-MG), nasce (31/10/1902) alguém de alta sensibilidade e rara inteligência, como são os grandes mestres da literatura. Esse mago das palavras (que coincidência!) veio ao mundo no “Dia das Bruxas”. Uma pedra permite esse caminho, e “tinha uma pedra no meio do caminho...”, e há uma Poesia que nos salva.
Quem se predispõe a pensar e a beber conhecimento (filósofos, poetas, pensadores...), deveras, vai sofrer e sedimentar-se numa visão pessimista do mundo social. Assim, é Drummond, que vai do profundo lirismo introspecto: memória, saudade, amor às observações cotidianas, engajamento, tempo presente. Ele, indiscutivelmente, vivenciou o seu tempo, não deixando escapar nada de sua genial percepção, transformando todo o seu “sentimento do mundo” nessa força suprema que podemos chamar de sua linguagem. Como diria Ferreira Gullar: “Traduzir uma parte na outra parte / é uma questão de vida e morte...
Hoje é um dia especial: dia de Luz na mais nítida acepção da palavra! Seriam muitas teorias e ensaios sobre a luta do Poeta “contra” o eu-lírico transcendental, de uma originalidade somente traduzida nos grandes sábios... Então, vamos curtir alguns versos de Drummond:


            “Meu mundo vasto mundo,

            se eu me chamasse Raimundo

            seria uma rima, não seria uma solução.

            Mundo mundo vasto mundo,

            mais vasto é meu coração.”



“O presente é tão grande, não nos afastemos.

Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.”



            “Chega mais perto contempla as palavras.

            Cada uma

            tem mil faces secretas sob a face neutra

            e te pergunta, sem interesse pela resposta,

            pobre ou terrível, que lhe deres:

            Trouxeste a chave?”


“Sempre no meu amor a noite rompe.

Sempre dentro de mim meu inimigo.

E sempre no meu sempre a mesma ausência.”


            “Eu preparo uma canção

            que faça acordar os homens

            e adormecer as crianças.”


Por: Adriano Santos
Texto: João Lover









Nenhum comentário: