quarta-feira, 30 de março de 2011

E a pesquisa foi por água abaixo!

É desmotivador ver a cena que presenciamos desde a semana passada nos laboratórios que estão localizados no Pólo de Novas Tecnologias, com a fatídica obra do Departamento de Física acima desses laboratórios. Antes do início obra, houve uma reunião entre os chefes do DQI e DFI, gerente da obra (engenheiro da UFS), fiscal da obra (engenheira contratada pela UFS) e engenheiro da empresa responsável pela obra. Na ocasião, fui bastante enfático com relação aos prejuízos e irresponsabilidades que a empresa anterior nos causou e todos estavam cientes de que deveria haver uma máxima atenção com a retomada dos trabalhos. Ficou acordado de que seríamos comunicados sobre cada etapa da construção. Coisa que nunca aconteceu. Enfim, vieram as chuvas e o mesmo aconteceu. Só que dessa vez ainda muito pior.


É lamentável ver os professores salvando os computadores, carregando ostrabalhos de pesquisa e projetos financiados, os laboratórios de cromatografia líquida e gasosa com os cromatógrafos, que não se pode remover, cobertos com lonas e a água inundando os equipamentos comprados com esforço sem medidas pelos pesquisadores, os laboratórios das profas. Luciane e Lara com baldes e lonas… e as pesquisas, as dissertações, os trabalhos comprometidos.

O que fazer?

Na busca por uma solução, fomos à maior autoridade da UFS, o Magnífico Reitor. Apesar de termos relatado o ocorrido ao chefe de gabinete, não fomos recebidos pelo Reitor e nem quis saber maiores detalhes sobre o ocorrido. Será que essa comissão, juntamento com o Reitor, não poderiam vir in loco para comprovarem a gravidade do ocorrido? Mas nada!

Então, o que nos resta fazer diante desse abandono, dessa indiferença? ( e são tantos os fatos que mostram isso… vejam com que velocidade anda uma pequena reforma de um pequeno laboratório como esse que estamos fazendo para Multiusuários da Graduação! E a reforma do almoxarifado? E a segurança? E o prédio de Química?)

Bem, vamos mais uma vez abrir processo!

Abrimos vários da outra vez e nada aconteceu além da pintura nas paredes dos laboratórios. Os prejuízos ficaram para os pesquisadores.

Mais Fotos:


OBS: Notícia de 25 fevereiro, 2011

Fonte: Departamento de Química da UFS

Mais Informações: Quimicaufs 

Nenhum comentário: