quarta-feira, 18 de maio de 2011

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


O dia 18 de maio  foi escolhido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida durante o 1º Encontro do "End Child Prostitution, Child Pornography and Trafficking of Children for Sexual Purposes" (ECPAT) realizada na Bahia. As 80 entidades participantes votaram pelo dia em memória a Aracelli Cabrera Sanches Crespo, que morreu no dia 18 de maio de 1973 após ser brutalmente violentada. Na época seus violadores, membros influentes da sociedade capixaba, foram absolvidos.

A data tornou-se oficial no País através da Lei N° 9.970 sancionada em 17 de maio de 2000.

Considerada grave violação de direitos humanos, a exploração sexual de crianças e adolescentes deve ser combatida com a conjugação de forças entre todos aqueles que defendem o direito à infância e à adolescência e conscientes de que sua participação pode determinar novos rumos em histórias marcadas pelo sofrimento. 

            De fato faz-se necessário que essa luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes ganhe maiores impulsos e punições severas aos exploradores,
  
SAIBA MAIS


Por Ibernom Macena

sábado, 14 de maio de 2011

DIA NACIONAL DE DENÚNCIA CONTRA O RACISMO


13 de maio. Ontem foi celebrado como DIA NACIONAL DE DENÚNCIA CONTRA O RACISMO. Afinal, além de sofrer com as desigualdades sociais, a população negra sofre também com o maior câncer da sociedade brasileira: o racismo.

            Vejamos alguns dados:

De cada três jovens assassinados, dois são negros - Mapa da Violência 2011;
Assassinato de jovens brancos caiu 23,3% enquanto o assassinato de jovens negros cresceu 13,2% -Mapa da Violência 2011;
A cada dia morrem de 2,6 mulheres negras ou pardas por complicações na gestação. O mesmo problema vitima 1,5 das mulheres brancas; 40,9% das mulheres negras e pardas nunca fizeram mamografia; 18,1% das mulheres negras e pardas nunca haviam feito Papanicolau – Relatório Desigualdades Raciais UFRJ - 2010;
56,3% das mulheres negras estão ocupadas como empregadas domésticas (INSPIR/ DIEESE/ AFL-CIO, 1999);
Dos 6,8 milhões de analfabetos em todo o país que frequentam ou tinham frequentado a escola entre 2009 e 2011, 71,6% são pretos e pardos - Relatório Desigualdades Raciais UFRJ – 2010.

Que esse mal seja banido de nossa sociedade, pois não há nada que nos diferencie somo iguais por dentro e não é a cor que define nosso caráter! 

Por Ibernon Macena

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Confirmação do Bloco As Frenéticas em Dores


Está confirmada a participação do Bloco da irreverência, As Frenéticas, na Micarense, juntamente com a Banda Leva Massa. As Frenéticas desfilarão no domingo, às 13h e sairá da Praça Marechal Deodoro da Fonseca. O realizador do bloco, Adriano Santos, agradece ao Senador Eduardo Amorim, à Prefeitura Municipal de N. Sra. das Dores e ao Sr. Laurinho da Bomfim pela colaboração e apoio ao evento, e também salienta que o planejamento foi de última hora, anteriormente, seria realizado por Messias Américo, no entanto, ele, no dia 25 de março do corrente ano, declarou que não iria mais organizar o Bloco. Pois bem, como nos anos de 2009 e 2010, Adriano esteve à frente, decidiu-se, às pressas, de qualquer modo, fazer o bloco mais esperado desfilar neste ano. Adriano afirma que está à procura de recursos, pois existem várias despesas a serem sanadas.

Por Adriano Santos