sexta-feira, 29 de abril de 2011

LANÇAMENTO DA 7ª EDIÇÃO DO INFORMATIVO CULTURAL MEMÓRIAS DORENSES


O ano de 2011 começou com muito trabalho e bons frutos no Projeto Memórias, em Nossa Senhora das Dores (SE). O Projeto, através do Ponto de Cultura “Memória, Cultura & Cidadania” (parceria com o Ministério da Cultura e a Secretaria de Estado da Cultura), realizou oficinas e vem produzindo, integrado a elas, um filme sobre o cangaço no município. De outubro de 2010 a abril de 2011 aconteceu à oficina de música clássica e popular, cujo fruto principal foi a criação do Grupo de Música “Edilberto Andrade”, homenagem a um dos principais nomes da área na cidade em todos os tempos, e que marcou presença nas principais atividades promovidas em Dores desde o final do ano passado, a exemplo das marcantes apresentações no carnaval 2011. Entre janeiro e março, foi a vez das oficinas de fotografia e cinema, bem como de bonecas-de-pano e bordados, integradas à produção do filme “O Fogo do Cajueiro”, que aborda o cangaço em solo dorense e foi fruto de matéria na edição anterior da Perfil. Da primeira, veio a capacitação técnica e artística para o filme. Já na segunda, foram produzidos bornais que vão compor a indumentária dos cangaceiros.
Ontem dia 28 de abril, foi a vez de a literatura ser enfocada, com o lançamento da 7ª edição do Informativo Cultural Memórias Dorenses, trabalho que aborda a história e a cultura dorense e que é distribuído gratuitamente à população, servindo como fonte de informação e produção de conhecimento, especialmente nas escolas, onde é trabalhado por alguns professores. Esta nova edição do Memórias Dorenses vem a público nas comemorações dos 153 anos da Paróquia Nossa Senhora das Dores, tendo a religiosidade local como capa e sendo lançado na Igreja Matriz após a missa alusiva a esta data. O evento contará, ainda, com exposições e apresentação do Grupo de Música “Edilberto Andrade”, estando previsto, também, o lançamento do trailler de “O Fogo do Cajueiro”, coroando assim todo o trabalho que vem sendo feito desde a Feira Cultural que homenageou a cidade em outubro passado, na festa dos seus 90 anos.

VISITE O BLOG E CONHEÇA MAIS O PROJETO MEMÓRIAS DORENSES:

Por João Paulo Araújo de Carvalho
Adaptação: Adriano Santos

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Professores de Sergipe reivindicam a revisão do piso

O SINTESE organizou nesta quinta-feira (28/04/2011) uma marcha com os professores da rede estadual de ensino. Eles querem a revisão do piso salarial no valor de R$ 1.187,00 e melhores condições de trabalho. A concentração será na Praça da Bandeira e seguirão em direção ao Palácio dos Despachos em Aracaju-SE.
Por isso, os alunos do Colégio Estadual Professor Fernando Azevedo e Escola Estadual General Calazans ficaram sem aula neste dia.

Por Gealisson Santos

segunda-feira, 25 de abril de 2011

COMEÇOU A CAMPANHA DE VACINAÇÃO DE IDOSOS CONTRA GRIPE


Nesta segunda-feira (25) começa a 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza para idosos, que vai até o dia 13 de maio. Este ano, o Ministério da Saúde decidiu ampliar a oferta da vacina para trabalhadores de saúde, crianças (entre seis meses e menores de dois anos), além de gestantes.

O dia D da campanha acontece neste sábado (30), quando serão disponibilizados cerca de 500 postos de vacinação. Durante a semana, a imunização será realizada nas unidades de saúde, das 08h às 17h.

Já no sábado, serão instalados postos de vacinação em locais de grande movimento de pessoas. Também haverá vacinação volante, quando as equipes visitarão asilos e associações de aposentados.


Em Nossa senhora das Dores estão disponíveis os seguintes postos de vacinação:

• Secretaria de Saúde;
• Posto de Saúde Dr. Milton Calumbi (antigo SESP);
• Posto Lauro Brito (Pista de Capela);
• Hospital São Francisco de Assis.

Além destes postos no dia 30/04/2011 que será o dia D (dia de campanha) haverá um posto no Colégio Estadual Prof. Fernando Azevedo e 2 postos móveis que irão aos povoados do município.
 
(Estas informações foram cedidas pela secretaria de saúde do município).


Por: Ibernon Macena

sexta-feira, 22 de abril de 2011

DESCOBRIMENTO DO BRASIL


Exatos 511 anos, desembarcou por aqui, uma expedição organizada pelos portugueses a pedido do Rei Dom Manuel que tinha como objetivo repetir o feito de Vasco da Gama e chegar às Índias, pois estavam em busca de metais preciosos, como o ouro e a prata, e especiarias como o cravo e a pimenta! No entanto em dia 22 de abril de 1500 Pedro Álvares Cabral encontrou uma terra habitada por índios e ai começa-se a escrever a historia do nosso país.

Primeiramente avistaram um monte, que foi nomeado de Monte Pascoal. O nome dado a terra descoberta foi Terra de Santa Cruz, atualmente cidade de Porte Seguro na Bahia. O nome definitivo, Brasil, só veio alguns anos depois, devido a quantidade de pau-brasil encontrado no litoral!

Existe um documento que descreve com detalhes a viagem, a terra descoberta e os nativos estou falando da carta escrita por Pero Vaz Caminha e enviada para o rei em Portugal. Este é um importante documento histórico para o Brasil e para o mundo!

Os índios que aqui viviam eram Tupiniquins, de origem tupi-guarani estes habitavam o litoral do sul da Bahia. Apesar do choque entre as diferentes culturas, trocaram objetos e cortesias pacificamente.
Depois de tanto fato histórico temos que ressaltar que apesar de termos sido descobertos pelos portugueses e de a língua portuguesa ser a nossa língua maternas somos bem diferentes dos europeus que nos nomearam e somos um país recheado de uma mista cultura o que nos da um caráter único no mundo o que podemos chamar de BRASILEIROS.

Por Ibernon Macena

terça-feira, 19 de abril de 2011

Conscientização do trânsito dorense

A cidade de Nossa Senhora das Dores vivência nesses últimos meses a adaptação de um sistema de trânsito, com objetivo de organizar a circulação e o crescente fluxo de veículos, porém alguns cidadãos ainda não entendem a importância de tal sistema, se achando no direito de não cumprir ou obedecer às regras expostas pelos agentes de trânsito.
Uma total falta de respeito com os profissionais que estão desempenhando seu trabalho, burlando a sinalização e a passagem de pedestres, insistindo em estar na contramão, não usando capacete, estacionando suas motos na calçada impedindo a circulação das pessoas. Muitos cidadãos respeitam, mas uma minoria ainda não valoriza o trabalho desses profissionais.
Uma triste realidade é a educação da população em relação aos agentes de trânsito ”DESACATAR UM AGENTE DE TRÂNSITO É CRIME SUJEITO A BOLETIM DE OCORRÊNCIA, ENCAMINHAMENTO AO MINISTÉRIO PÚBLICO E PUNIÇÃO”, eles estão prestando serviço à comunidade e merecem respeito.
Outra questão importante também são os carroceiros que insistem em estar na contramão por não ver uma carroça como um veículo, mas não é bem assim. Carroça também é considerada como veículo, inclusive precisa ter emplacamento e obedecer às regras de trânsito.
Essa realidade não acontece apenas em Dores, todavia os cidadãos devem estar atentos, e preparados para uma nova ordem que está sendo implantada em nosso municipio, é importante que a população torne-se consciente. 

Fonte: Agente da autoridade de trânsito Luiz Carlos Santos.

domingo, 17 de abril de 2011

50 ANOS DE TRAVESSURAS E ALEGRIA PARA A GAROTADA


Quem nunca teve em mãos uma turma divertida em quadrinhos? Muitos brasileiros como eu tiveram o privilégio de estarem acompanhados de quatro crianças e suas aventuras geniais. É claro que estou falando da Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão. Estes sãos os personagens criados em 1961 por Mauricio de Sousa.

A Turma da Mônica é um gibi de grande sucesso no Brasil Hoje, depois de cinqüenta anos de tradição, comemorados este ano de 2011, fazendo a diversão das crianças, a Turma da Mônica se inova em qualidade, temas e técnica. Fazendo com que suas histórias entrem na imaginação de diferentes gerações na infância brasileira. Os personagens de Maurício de Sousa são interessantes e criativos, apresentando características comuns na infância. Atualmente, em paralelo, com as hisstórias convencionais da turma, já esta disponível no mercado das língua inglesa e espanhola , há também o quadrinho em estilo mangá (desenho japonês), da Turma da Mônica Jovem, feito para um público infanto-juvenil.


As histórias dos gibis fizeram tanto sucesso que foram produzidas para diversas mídias, como o desenho animado da Turma da Mônica, também são produzidos pelo Studio Maurício de Sousa. Outro grande atrativo é o Parque da Turma da Mônica, que possuí qualidade e diversão para as crianças de variadas faixas etárias. Tem-se diversos produtos relacionados aos personagens como brinquedos, jogos, desenhos para colorir da Turma da Mônica etc.

É muito bom poder ter o prazer de acompanhar esta turma, melhor dizendo, ter o prazer de ter sido acompanhado por estes personagens gracioso que a gloriosos 50 anos levam um pouco das crianças e jovens do Brasil ao mundo, que o sucesso continue sendo presente nas produções deste genial.

Por Ibernom Macena

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Moradores do bairro Fontinhas em Dores aguardam há anos pela construção de um simples quebra-mola

A rua F (rua da Ultragaz ou da Madeireira, como é comumente conhecida), localizada no bairro Fontinhas, em Nossa Senhora das Dores - SE, teve um período de transformação e desenvolvimento muito rápido com a construção de novos imóveis e investimentos feitos pela prefeitura. Em pouco mais que quatro meses a rua recebeu a rede de esgoto e foi asfaltada. Fatos que propiciaram um maior fluxo de veículos (automóveis e motocicletas, principalmente) e também de pedestres. E isso anda preocupando os moradores, pois, os veículos passaram a transitar em alta velocidade.
Foto: Rua F, Bairro Fontinhas.

Vejam o relato da D. Maria, moradora da rua a mais de 13 anos: “Se antes, que a rua não era asfaltada, eles não respeitavam o limite de velocidade, imaginem agora. Ontem se foi mais um dos meus animais de estimação (um gato). Este é o quinto que morre da mesma forma aqui. Fruto da irresponsabilidade de certos motoristas. Não dá mais para suportar isso. Quero ver se a Prefeitura vai esperar acontecer acidentes com pessoas, para então tomar providências!”

A Equipe do Informativo PensaDores esteve no local nesta sexta-feira (15/04/2011) e constatou que: Do ponto que dá acesso à rodovia “Rota do Sertão” até o Mercado municipal, só existe um quebra-mola muito distante do local onde ocorrem os acidentes (pelo menos 300 m).

Os moradores pedem a implantação de pelo menos 2 quebra-molas. Segundo eles, essa medida simples ajudaria bastante a minimizar o índice de acidentes freqüentes. Afirmam também que a atual gestão já tem ciência da situação. Acontece que, até o presente momento, em duas gestões, com reeleição, nada foi feito.
Fomos à Secretaria de Obras e Urbanismo do município e recebemos a informação que o Secretário (Gilmair) encontrava-se viajando. O funcionário que nos atendeu, garantiu passar a situação para o Secretário, e em seguida nos devolver uma resposta satisfatória. Esperamos então que as providências sejam tomadas tão logo quanto foi o desenvolvimento da rua F.

Por Gealisson Santos

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Programação da Semana Santa em Dores - 2011


Paróquia de Nossa Senhora das Dores

DOMINGO DE RAMOS - DIA 17/04

08:00h - Bênção dso Ramos Igreja Matriz - Procissão - Missa
19:00h - Bênção dos Ramos Capela do BonFim - Procissão - Missa

SEGUNDA-FEIRA - DIA 18/04

19:00h - Missa - Procissão do Depósito Nossa Senhora da Solenidade - Escola Municipal Arnaldo Rolemberg Garcez

TERÇA-FEIRA - DIA 19/04

19:00h - Missa - Procissão do depósito Senhor dos Passos - Colégio Estadual General Calazans

QUARTA-FEIRA - DIA 20/04

19/00h - Procissão do Encontro na Praça Marechal Deodoro da Fonseca - Homilia - Via Sacra - Missa

QUINTA-FEIRA - DIA 21/04

09/00h - Missa dos Santos Óleos na Catedral Metropolitana de Aracaju
19:30h - Missa da Instituição da Eucaristia - Lava Pés -Procissão do Translato do Santíssimo Sacramento e Adoração.

SEXTA-FEIRA - DIA 22/04

04:00h - Procissão e via sacra - Cruzeiro do Século
15:00h - Celebração da Paixão e Morte de Jesus Cristo
17:00h - Participação do Grupo Madeiro
17:30h - Procissão do Senhor Morto
19:00h - Procissão dos Penitentes com saída do Cemitério Municipal
02:00h (madrugada do sábado) - Encerramento da Procissão dos Penitentes na Igreja Matriz

SÁBADO DE ALELUIA - DIA 23/04

21:00h - Vigília Pascal - Procissão do Senhor Ressuscitado

DOMINGO DA RESSURREIÇÃO - DIA 24/04

08:00h - Missa de Páscoa com as crianças
15:00h - 8ª Quermesse da Ressurreição
19:00h - Missa de Páscoa

Obs: Todas as Quartas e Sextas Via Sacra às 18:30h - Saindo da Igreja Matriz


Paróquia São Cristóvão


DOMINGO DE RAMOS - DIA 17/04

08:00h - Bênção dso Ramos, procissão com as crianças e Celebração da Santa Missa
19:00h - Bênção dos Ramos na Capela de Santa Beatriz, procissão e Celebração da Santa Missa

QUARTA-FEIRA - DIA 20/04

18/30h - Procissão do Encontro - Nossa Senhora da Solenidade com saída da Escola Mun. Maria da Glória (Gentio) e Senhor dos Passos da Escola Muni. José Figueiredo Barreto (Estrada do Matadouro)
(Obs: Todos devem trazer uma vela e estarem vestidos de branco ou preto)

QUINTA-FEIRA - DIA 21/04

19:30h - Missa da Instituição da Eucaristia - Lava Pés, Transladação do Santíssimo Sacramento
(Obs: Apresentação Teatral da Santa Ceia pelos alunos da Escola Mun. Hozana Azevedo)

SEXTA-FEIRA - DIA 22/04

14:00h - Oficio da Paixão do Senhor
15:00h - Celebração da Paixão, Beijo da Cruz e Procissão do Senhor Morto

SÁBADO SANTO - DIA 23/04

19:30h - Celebração da Vigília Pascal Igreja - Procissão do Senhor Ressuscitado
(Obs: Trazer um vela para a bênção do fogo e Círio Pascal)

DOMINGO DA RESSURREIÇÃO - DIA 24/04

08:00h - Missa de Páscoa com as crianças
19:30h - Missa de Páscoa da Comunidade

8ª de Páscoa - DIA 01/05

Festa da Misericórdia e Bloco Cristo Vivo

Obs: Todas as Quartas e Sextas Via Sacra às 18:30h - Saindo da Igreja São Cristóvão

Convite ''Espacial''


O Clube Dorense de Astronomia - Orion, realiza neste fim de semana uma reunião no Bazar da Arte (vizinho a DESO) as 19 horas, neste sábado, dia 9.

Nesta sessão, será dedicado atenção ao planeta SATURNO, através de um vídeo especial, seguido de observação por telescópio.

Todos estão convidados, comparecam, sua presença é muito importante.

Desenvolvimento Dores X Glória

Diante do texto da coluna de  Economia da 2º Edição, criamos 5 questionamentos para refletimos e discutirmos. Segue abaixo as respectivas perguntas.:

1) Por que alguns órgãos públicos e investimentos passam direito por Dores e se instalam em Glória;

2) Por que não temos um site oficial do poder público, da CDL e um Guia do Comércio;

3) Por que o CDL de Dores tem 70 associados, já o de Glória tem 360;

4) Quando um visitante está em Dores e precisa ir a Glória ele prefere desfrutar dos serviços oferecidos em Glória;

5) Porque e preferido ter custo com transporte, alimentação e outros para comprar em Aracaju ao invés de comprar em Dores.

Bom pessoal, sua opnião é muito importante, então faça questão de comentar junto conosco aqui no blog.

Não leu a 2 Edição do Informativo? Não tem problemas, Clique Aqui e baixe a 2ª Edição.


Por Adriano Santos

Não esqueça de comentar as perguntas!!!

Lançada a 2ª Edição

Bom dia pessoal, acabou de sair a segunda edição do Informativo PensaDores.


O visual foi modificado para uma melhor visualização do Informativo, mas o conteúdo continua com bastante qualidade em relação com a primeira edição.

Clique neste link para iniciar o download da 2ª Edição do Informativo:
O formato do arquivo está em PDF, ou seja vc precisará ter instalado em sua máquina o seguintes softwares, o Adobe Reader ou Foxit Reader, para poder abri-lo.
Caso você não tenha nenhum desses programas, não se desispere, pois é só clicar em um desses links, para baixar os programas:




Após o download, instale o programa, abra o arquivo em do Informativo PensaDores e aprecie as notícias contidas no mesmo.


Obs: Existem outros programas que abrem o arquivo, mas esses são os programas mais populares e além de tudo são grátis.

Tenham uma ótima leitura!

Transporte gratuito neste ano letivo


Na última quarta-feira, dia 6, houve uma reunião com o Prefeito, Aldon Luiz, juntamente com o Secretário de Educação, Idalício, e os Alunos que se utilizam do transporte universitário, onde foi discutida uma possível contribuição mensal que os estudantes teriam de efetuar. A reunião foi realizada na Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL.

O questionamento foi respondido pelo Prefeito, ele disse, em alto e bom som, que o transporte universitário será isento de pagamento por parte dos estudantes no ano letivo de 2011. Contudo, ele ressaltou que, por enquanto, não haverá nenhuma garantia quanto à dispensa dessa contribuição no ano de 2012. Mas, disse que vai trabalhar para que se mantenha o oferecimento de transporte gratuito a esse(a)s aluno(a)s em 2012, como vem acontecendo no ano atual.

Todos os estudantes agradecem o comprometimento!


quinta-feira, 7 de abril de 2011

Cultura africana nas escolas


A inserção do tema “cultura africana e indígena” nos currículos escolares pode significar uma reordenação das concepções estéticas na sociedade? Tudo dependerá de uma série de configurações e variáveis, contudo a possibilidade de que a história seja contada a partir do ponto de vista dos dominados tem um peso fundamental na formação das narrativas e da identificação dos povos sul-americanos.
De certa forma, nos identificamos com uma noção de Brasil e de eu fundamentada nos valores modernos construídos pelo homem branco, burguês e das cidades. Crianças, mulheres, negros, índios e o camponês não participaram da construção desse “mundo”. Não significa que não construíram uma história, muito menos, que foram puros espectadores, significa que sua história não foi contada, ou se foi, não se tornou conhecida.
Levine afirma que:
Os seres humanos procuram dar um sentido à sua experiência, interpretando suas ações como parte de uma biografia coerente. Quando eventos novos ou inesperados ocorrem na vida, as pessoas os inserem em suas narrativas de modo que sua história continue a fazer sentido ao longo do tempo, tal obra ajuda as pessoas a preservar um sentimento de autocoerência.” 21
É, justamente, como uma reconfiguração da narrativa coerente, que a mudança na maneira de contarmos a história pode transformar a interpretação da idéia de nação, de comunidade, de pertencimento e de justiça.
Hobsbawn, tratando do que a História tem a nos dizer, escreve que “é inevitável que nos situemos no continum de nossa própria existência, da família e do grupo a que pertencemos”(pg. 36). Para este autor, um indivíduo sem história não existe. A construção da concepção particular de eu dá-se na narrativa que construímos sobre nossa história, na maneira como nos identificamos com o passado e ao grupo a que filiamos nossas raízes.
Para além da teoria econômica, é importante compreendermos o a extensão da inflncia cultural nas condutas humanas. Em “O crisântemo e a espada”, Ruth Benedict afirma que a cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. A leitura que alguém faz de suas experiências e do que observa passa pelo filtro da cultura, e por isso o campo de batalha, nessa esfera, torna-se importantíssimo para os movimentos sociais.
Nesse contexto, o impacto que a entrada da cultura africana e indígena na formação escolar merece melhor observação dos movimentos sociais e dos pesquisadores, sobretudo como tentativa de formular novas possibilidades de garantir que não seja de forma domesticada e deformada que essa cultura entre nas salas de aula, para estabelecer metodologias, conteúdos e para buscar a inserção de outras histórias como a das mulheres e do camponês nos currículos.
A  luta política passa por uma inversão de valores e pela a absorção de novos conhecimentos.
 
João Alex

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Acidente na rodovia estadual

Na noite deste domingo dia 03/04/2011, ocorreu um acidente na rodovia estadual que dá acesso a cidade de capela nas proximidades da zona urbana da cidade de Dores, onde o condutor do veículo, ELIAS FIDEZ DE SOUZA, Coordenador da Caldeira da Usina Campo Lindo, que estava sozinho, perdeu o controle do veículo e colidiu com o poste, e vinhera a falecer no local.



sábado, 2 de abril de 2011

Notas de um observador

Essa montagem videofotográfica com o poema, Os Insetos Interiores, de Fernando Anitelli, é bem interessante pelo seguinte fato, pois traz uma mensagem bastante envolvente e carregada de sentimentos, e ao  mesmo tempo, nos faz pensar e repensar em nossas ações e comportamentos perante o tudo que nos cerca. 

O vídeo é muito bom,  vale a pena cada segundo.


Tenham um ótimo final de semana!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Presença Dorense no Motocross


No último domingo, dia 27/03/2011, a Federação Sergipana de Motocross realizou a 1ª etapa do Campeonato de Motocross de Sergipe na orla de Atalaia em Aracaju, onde a "Equipe Afogados Moto Trilha", de Nossa Senhora das Dores, se fez presente, com destaque aos pilotos que garantiram pontos na "Categoria Trilheiro": Igor, 252, 3º lugar; Gilvan, 96, 9º lugar; e o piloto Juba ,12, 9º lugar na "Categria 200".

Cronograma completo do Campeonato no Site: sergipesportes.com.br

Piloto Gilvan, 9º lugar
Categoria Trilheiro

Piloto Juba, 9º Lugar
Categoria 200

Piloto Igo, no pódio, 3º Lugar
Categoria Trilheiro

Por Adriano Santos